Cafarnaum tem algo a oferecer? Conheça a cidade de Jesus!

Cafarnaum é mais do que os olhos podem ver.

Eis um local que você precisa de embasamento histórico para poder extrair tudo da experiência. Ir a Cafarnaum e não conhecer a história bíblica é perder o essencial, e isso por que existem inúmeras curiosidades envolvendo este passeio.

Esta é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida e Corozaim, muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.

Precisamos lembrar que na época, assim como hoje, cidades próximas a importantes estradas ganham importância comercial e militar, e por sua localização esta cidade tinha algumas peculiaridades.

Você sabia?

  1. Que o nome Cafaranaum (hebraico = Kephar nahüm) signifca “Vila de Naum”, em grego transformou-se uma só palavra;
  2. Possuía uma alfandega (Mt9:9);
  3. Possuía uma “centúria” romana, o que pode significar que ali havia um posto militar romano (Mt8:5). Uma “centúria” equivalia a 100 soldados romanos, o que para uma cidade do porte de Cafarnaum, era um número considerável;
  4. Tornou-se conhecida como a cidade de Jesus (Mt 9:1) pelo fato dEle tê-la feito seu “quartel general” durante algum tempo em que morou ali.
  5. Simão Pedro e André eram de Cafarnaum;
  6. Jesus operou muitos milagres e ensinou na sinagoga da cidade.

Diante de todas estas informações, a visita à este local passa a ser uma obrigação. Muita coisa aconteceu ali, a própria reação dos moradores desta cidade frente aos milagres nos trás uma profunda lição.

Dicas importantes

  1. Tênis confortáveis são fundamentais;
  2. Garrafa de água na mão;
  3. Máquina fotográfica para registrar tudo;
  4. Bíblia;
  5. Algo para anotar todas as explicações do guia (Geralmente fornecido pela agência de viagem);
  6. Muita disposição!

Leave a Comment